Skip to content

Como é feita a Avaliação Postural

29 de outubro de 2013

Como falamos no post anterior, a avaliação postural consiste em determinar e registrar os desvios ou atitudes posturais dos indivíduos ou seja, o alinhamento do corpo com eficiências fisiológicas e biomecânicas máximas minimizando os estresses e sobrecargas sofridas pelos efeitos da gravidade. E nela, se observa a existência de alterações anatômicas, que resultam em má postura.

Com isso, é possível prevenir patologias; lesões articulares, musculares e nos tendões; correção de possíveis alterações posturais; melhoria da consciência corporal; aumentar o fortalecimento muscular e alongamento específico.

Agora que você já sabe da importância de uma boa postura está na hora de saber como é feita a avaliação postural.

Em termos gerais, neste exame é analisado o grau da amplitude do movimento, o fortalecimento e alongamento muscular, o plano estático em diversas posições e o equilíbrio.

Como é feita a avaliação postural?
Com a pessoa em pé são feitas marcações dos pontos anatômicos. Após esta verificação inicia-se a avaliação tendo como partida o tornozelo e, em um segundo momento, usa-se como ponto referência os calcanhares. Assim, se obtém a identificação e localização dos segmentos do corpo que tem relação com a linha de gravidade.
Enfim, o objetivo principal da avaliação é identificar desequilíbrios para que os professores de dança saibam quais o exercício podem ser prescritos  para cada aluno.

P1100262

Se você começou agora a fazer aulas de dança na Pulsarte, agende sua avaliação postural para entender quais pontos deve trabalhar junto com seu professor (a) para melhorar sua postura. E se você fez sua avaliação há mais de um ano, está na hora de reavaliar e descobrir quais pontos evoluíram. Envie e-mail para pulsarte@pulsarte.com.br para marcar um horário. O valor é R$ 65,00 incluindo retorno para até 6 meses.

Até breve!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: